Antes do mundo explodir...

Friday, November 24, 2006

.criptografia.

Passar o dia inteiro na rua, usando mil computadores diferentes => ok

Passar o dia inteiro na rua, usando mil computadores precisando ler e enviar mails contendo dados pessoais e senhas => O.o é brooonca!!!!

E daí? Ninguém pode entrar na minha caixa de e-mail além de mim!!
O mesmo acontecendo com quem vai receber o mail.
As informações estão seguras não estão?

Não, não estão!!
Você esqueceu o caminho que esse mail vai percorrer antes de chegar pro destinatário!!
Sim, é isto mesmo que estou dizendo!
Qualquer coisa boiando na net é passível de ser pescada!!!!

E agora??

Criptografia com chave pública!!!!
\o/

oi? o que???? O.o

Crip-to-gra-fi-a: do grego kryptós (escondido) e gráphein (escrever).
.
E essa onda da chave pública é simples pow!!
Vê, funciona assim.
Você tem um par de chaves, sendo uma pública e uma privada.
As duas tem uma relação entre si, certo?
A pública, tu distribui por aí, faz propaganda mesmo.
A privada é só sua, ninguém pode saber!
.
Aí, se alguém precisar te mandar um mail com dados importantes e talz, ela criptografa usando a tua chave pública, (aquela que você contou lembra??) e envia o mail.
Prontinho!
O mail é um peixe que não vale mais a pena ser pescado na rede!
Afinal, só dá pra "traduzir" a mensagem usando a sua chave privada, que só você sabe. ^^
Dá pra configurar o cliente de mail tranquilo, pra ele já fazer esse servicinho automaticamente!

Mas eu passo o dia inteiro na rua!! Vou ter que sair por aí configurando todos os pcs que for usar??

Não!
Se você realmente tem a necessidade de usar criptografia em alguns de seus mails pode andar com um cliente ja configurado no seu pen-drive!
Isso!(...)
Foi o que eu disse..
ã-hã
ãã.....
no pen drive!!
É o que eles chamam de portable application (aplicação portátil)..
Tem o thunderbird (hum-rummm.. que nem o OutLook só que muuuito melhor), o firefox (dá pra andar com suas extensões preferidas já instaladas!), o open office e por aí vai..
Onde??
Eita!
Dá uma sacada aí!

Programinha pressa coisa de chaves.
http://www.gnupg.org/

Aplicações portáteis.
http://portableapps.com/apps>http://portableapps.com/apps

Bjos!!!

2 Comments:

  • At 5:38 AM, Anonymous Anonymous said…

    soh para complementar, uma manual de criptografia the mother fucker que ta no docs.indymedia, se eu nao me engano, feito pelo rhatto. :)
    https://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/GnuPGpt

    beijinhos!

     
  • At 5:38 AM, Anonymous Anonymous said…

    soh para complementar, uma manual de criptografia the mother fucker que ta no docs.indymedia, se eu nao me engano, feito pelo rhatto. :)
    https://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/GnuPGpt

    beijinhos!

     

Post a Comment

<< Home